O conhecimento dos formatos básicos do papel é importante para um melhor planejamento na arte final, trazendo economia na impressão gráfica e consequentemente no custo final do projeto. Além de ser uma ação sustentável, pois diminue a quantidade de aparas.
Por isso, a Gráfica Vektra preparou uma tabela com opções para um melhor aproveitamento do papel na hora da impressão gráfica.
Veja abaixo o significado de alguns termos técnicos e expressões utilizadas na área Gráfica:
Utilizada na forma convencional das artes gráficas, os pontos de retícula convencional são:
Evite: Usar em imagens com tons de pele
Os pontos principais de retículas digitais são:
Os elementos auxiliam os procedimentos de impressão, acabamento, embalagem e até mesmo de logística (no caso dos códigos de barra).
São marcas de cruzes que servem para orientar o impressor no registro das cores durante o processo de impressão e devem ser colocadas preferencialmente na parte central das páginas, de maneira a auxiliarem também a verificação de registro entre frente e verso. Os programas para uso profissional disponibilizam a opção automática das marcas.
Para toda operação de acabamento que demande corte ou grafismo é necessário estender o layout para além da posição de corte em 3 mm mínimos para impedir falhas no processo de corte.
Costuma servir de referência para revisão do produto. O projeto da faca costuma ser usado como base para confecção a ser fixada na prancha de maneira no qual se produzirá a faca.
Servem como referência para controle de processos gerais, como confecção do jogo de filmes ou chapas, controle de cópias em filmes, impressão e, entre outros, ganho de ponto.
São sequencias produzidas com barras com diferentes espessuras. Muito utilizado no processo de estocagem, venda e logística, pois permite a efetivação de modernos métodos de automoção.
Envie seus arquivos através do WeTransfer para o email contato@graficavektra.com.br